quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

#RESENHA: Amanhã você vai entender


O livro "Amanhã você vai entender", de Rebecca Stead, narra a história de Miranda Sinclair, uma garota de 12 anos, que precisa desvendar um enigma que se passa em Nova York, no final da década de 1970.
A jovem leva uma vida simples com sua mãe, que é uma auxiliar em um escritório de advocacia e namorada de um dos advogados, o Richard (ou o Sr. Perfeito). Ambas estão animadas, pois receberam uma correspondência do programa de TV "A Pirâmide de 20 Mil Dólares" e desde então, treinam palavras todos os dias para se saírem bem quando participarem do jogo.
Todos os dias, quando chega da escola na companhia de seu melhor amigo, Sal, Miranda tem que pegar a chave da porta escondida na mangueira de incêndio. Mas um dia a porta está aberta e um bilhete está escondido na mangueira. É quando se inicia tal enigma e ela sabia que alguém precisava de sua ajuda, a conhecia, mas não sabia quem era.
Deste então, seu pequeno mundo estável vira do avesso. Sal apanha de um menino na rua, Marcus, e depois se afasta de Miranda, misteriosamente. Ela tentou várias vezes chegar e conversar, mas ele a evitava de todas as formas.
Os bilhetes continuam chegando, relatando fatos que acabam ocorrendo, e a intrigando, por um desconhecido saber tudo de sua vida. Neles é pedido que ela escreva uma carta, aparentemente para ajudar um amigo. Para sua cabeça de criança, as coisas parecem ter saído dos eixos, mas a fim de descobrir a que tudo aquilo leva, a garota embarca nos enigmas.
No tempo em que Miranda fica afastada de Sal, faz amizade com Annemarie, Calvin, Júlia e Marcus, o agressor de Sal. O último também é interessado por um assunto que a jovem adora e que é o tema principal de seu livro favorito: viajar no tempo.
Os dias passam e as conversas entre Miranda e Marcus se tornavam  um desafio para o cérebro da garota. Eles discutiam se era possível viajar no tempo sem mesmo a pessoa tomar conhecimento,  mas ela insistia que isso era impossível (até descobrir que estava errada).
Chega o tão esperado dia em que sua mãe participaria do programa "A Pirâmide de 20 Mil Dólares". Elas conseguem faturar 10 mil, o que já era muito comparado ao salário da mãe. E é no final do jogo que Miranda descobre quem era o autor dos enigmas que a perseguia e resolve fazer a carta resposta que lhe foi pedida.
Por fim, concluo através de uma frase do próprio livro, que é de uma leitura fácil e de um entendimento profundo: "São incríveis as coisas que as pessoas fingem não notar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário