domingo, 24 de janeiro de 2016

#TAG: Deuses do Olimpo

Hoje o Plataforma Literária foi tageado pela Yanca MarquesDiálogo Literário e Encontro com livros e vamos responder a uma TAG super bacana criada pelos blogs Diálogo Literário e Encontro com livros

Esta é uma tag literária que tem como objetivo responder 14 perguntas inspiradas em 14 deuses do Olimpo.

Regras:
- Taguear no mínimo 5 blogs
- Dizer quem são os criadores da TAG inserindo os links
- Dizer na postagem quem te tagueou colocando o link dele

Vamos à TAG:

1 - Zeus - Rei dos deuses: Qual o livro é o rei da sua estante?
R.: A saga "Harry Potter" ocupa um espaço muito importante na minha prateleira porque foi através dos livros de J.K. Rowling que um interesse maior pela leitura começou a surgir, ainda na adolescência!



2 - Hera - Deusa do casamento: Um casal que você shipa? 
R.: Não sou um leitor que fica "shipando" os personagens, mas como é pra escolher: Ben Parish e Cassie, da trilogia "A 5ª Onda", que narra acontecimentos de um mundo distópico da forma mais original que eu já li até hoje, se comparada com todas essas distopias adolescentes que estão sendo escritas por aí!


3 - Poseidon - Deus dos mares: Um livro que você jogaria no mar do esquecimento?


R.: Viagens na minha terra, de Almeida Garret, sem qualquer sombra de dúvidas! Livro extremamente massante e de difícil compreensão, além da história totalmente enfadonha!


4 - Deméter - Deusa da agricultura: Imaginando que sua bagagem literária é uma árvore, qual foi o livro semente? 
R.: A saga Harry Potter foi a responsável por aumentar meu interesse pela leitura e me impelir para o mundo dos livros!


5 - Hades - Deus dos mortos: Um personagem que você mataria?
R.: Cal, da trilogia A Rainha Vermelha (confira a resenha aqui). A continuação ainda não foi lançada, e por enquanto temos apenas o primeiro volume, o qual não trouxe nenhuma originalidade. É por isso que eu imagino que, ao fim do terceiro volume, o personagem Cal poderia morrer em um sacrifício por Mare ou pela Revolução, em um combate com Maven, o qual estaria muito mais treinado e bem mais forte como rei, só para dar aquela reviravolta na história, e torná-la um pouco mais interessante (vamos aguardar)!

6 - Héstia - Deusa virgem do lar: Um personagem que você levaria para casa?
R.: Aslam, de "As crônicas de Nárnia"! Tudo bem que ter um leão em casa não "pegaria" muito bem, e que Aslam não é um leão domesticado, mas seria bom ter alguém pra te orientar com tanta sapiência assim, não é mesmo?

7 - Afrodite - Deusa do amor e da sensualidade: Um livro pelo qual você se apaixonou?
R.: Extraordinário, de R.J Palacio (confira a resenha aqui) foi um dos livros que me ensinou muita coisa e eu não podia deixar de citá-lo!


8 - Apolo - Deus do sol e da arte: Um personagem artista?

R.: Já que o nome da TAG é “Deuses do Olimpo”, eu não poderia deixar de citar aqui a série do nosso querido Rick Riordan, mais especificamente os “Heróis do Olimpo”. A personagem Piper consegue ser uma verdadeira artista quando usa seu charme para conseguir o que ela quer! Uma série fantástica que interpõe mitologia e atualidade em uma história infanto-juvenil recomendadíssima para quem se interessa pelo assunto e está dando os primeiros passos no mundo da leitura!


9 - Ares - Deus da gerra: Um livro ou personagem que te deixou com ódio?

(Ambas as imagens constituem uma excelente referência à personagem)

R.:Dolores Umbridge, de "Harry Potter", com certeza foi uma das personagens que mais me irritaram até hoje!


10 - Ártemis - Deusa virgem da caça: O livro que te levou a grandes aventuras?
R.: "As Crônicas de Nárnia" (incluo aqui todos os volumes). O mundo criado por C.S. Lewis nos leva a redescobrir o certo e o errado por meio da fantasia e das aventuras de vários personagens nas terras de Nárnia, além de nos ensinar lições que podem ser levadas para a vida toda!


11 - Atena - Deusa virgem da sabedoria: Um personagem que te inspira? 
R.:Pedro Pevensie, de "As Crônicas de Nárnia" é um personagem que me inspira muita coragem, bravura e determinação!


12 - Dionísio - Deus do vinho e das festas: Qual foi a sua maior ressaca literária?
R.: "O Sobrevivente-Memórias de um brasileiro que escapou de Auschwitz", um livro que narra fatos reais e me deixou pensando nele por vários meses! Assim que adquiri-lo e relê-lo, farei um resenha especial aqui no Plataforma, já que o livro entra para um TOP 3!!


13 - Hefesto - Ferreiro dos deuses - Deus do ferro e fogo: Um livro que tenha ferro ou fogo na capa? 
R.: "A espada de vidro" (tradução literal), o segundo volume da série “A Rainha Vermelha” que será lançado no próximo mês (confira sinopse aqui). O primeiro volume compõe uma das capas mais belas da minha coleção!

14 - Hermes - Mensageiro dos deuses - Deus do comércio: Um livro que você não compraria ou se arrependeu de ter comprando?
R.: O volume completo de "O Guia do Mochileiro das Galáxias", o qual conseguiu ser enfadonho logo após o segundo volume! (confira resenha aqui).


Os próximos que desafiamos a responder essa TAG (porque não foi fácil, rs) é a Karine Dias, do blog e canal Um livro e chocolate, parceiro do Plataforma, e o blog Deixa-me ser!